RESENHA | “Como essa calopsita veio parar no Brasil?”, de João Luiz Pedrosa

  

Em seu primeiro livro, João Luiz mostra que o caminho para o conhecimento é a curiosidade


Sinopse: Por que a ciência e a educação são tão importantes? Como sabemos que a Terra é redonda? A África é um país? Por que eu sempre sinto frio quando saio do banho? É mesmo possível saber quando vai chover? O certo é bolacha ou biscoito? Como as calopsitas vieram parar no nosso país? Em seu primeiro livro, João Luiz Pedrosa explica a fundo, e de uma forma nada convencional, como a geografia está presente em nossas vidas. Afinal, o que a geografia tem a ver com a sua vida? Bom... TUDO! Isso porque ela estuda o nosso planeta e tudo o que existe nele: pessoas, relações sociais, animais, plantas, países, oceanos, clima, solo (vixe, a lista vai longe!). Com este livro, você poderá entender melhor como todos esses elementos estão relacionados e qual o impacto disso sobre o seu dia a dia.


Preciso começar essa resenha dizendo que quando recebi um direct do João Luiz pedindo meu endereço para enviar o livro eu fiquei em chok, porque acompanhei e torci muito por ele no Big Brother, e acho que ele é uma influência muito positiva para os jovens na internet. Nem preciso dizer que logo quando o livro chegou aqui em casa, eu já fui devorar as páginas e descobrir o que o João Luiz está dizendo para o mundo. Spoiler: muita coisa boa!


Passando por temas cotidianos, o autor explica – com uma didática impressionante – como a ciência e a geografia estão inseridas na nossa vida. Cada capítulo é dedicado a uma curiosidade e, junto a ela, vêm várias descobertas. Ele começa a obra trazendo o questionamento que faz o livro acontecer: “Como essa calopsita veio parar no Brasil?”. E, com isso, fala sobre biodiversidademata atlântica e até sobre o uso de animais a indústria da moda.

Achei o livro muito plural, porque ele consegue passar por diversas temáticas cotidianas e trazer pequenos aprofundamentos que fazem com que a gente pare a leitura toda hora para comentar com alguém coisas tipo: “você sabia que os europeus trouxeram os pombos para ‘enfeitar’ o Brasil e depois isso perdeu o controle até se tornar um problema sanitário?”. São curiosidades muito interessantes e que aguçam a mente de qualquer pessoa que ama descobrir coisas novas. 

Ao longo dos capítulos, o autor fala sobre geolinguísticaclima e temposustentabilidadeglobalizaçãoterraplanismo, fake newsracismo e diversidade. É um livro muito diverso e completo, e que possui uma escrita muito cativante, às vezes até lúdica. Foi divertido ler João Luiz Pedrosa e, por um momento, fiquei morrendo de vontade de assistir alguma aula dele, que além de apresentador, ex-BBB e influenciador digital, é também professor de geografia. Acho que vem daí essa didática impecável. Ao longo da leitura dei muita risada das referências e me senti próxima do João, como se ele estivesse explicando tudo aquilo para mim. Acho que muitos adolescentes vão gostar de ler o livro, mas isso não significa que adultos também não possam. Muito pelo contrário: devemos ler. Finalizei a obra com uma sensação deliciosa de que aprendi muita coisa legal.

Como comunicóloga e mulher negra, fico imensamente feliz ao ter contato com uma obra como essa, pois sei que João influencia milhões de pessoas no Brasil e muitas delas são jovens e negras. Em um momento onde surgem tantos influenciadores a todo o momento, é preciso valorizar aqueles que lutam para exercer uma influência positiva e, principalmente, que defendem a educação e ciência. Ter o prefácio escrito por Fatou Ndiaye, uma adolescente negra que também influencia várias pessoas negras na internet – abordando principalmente a importância da educação –, é a prova de que João está no caminho certo: ele acredita na juventude.

Me emocionei ao final do livro, quando o autor discute racismo e traz relatos de vários momentos ao longo de sua vida em que ele foi vítima de racismo. É sempre um comentário ali e aqui, tudo de forma velada, sempre tratado como se não fosse nada demais... Mas dói e deixa marcas profundas. É muito importante que um influenciador esteja fazendo o papel de se mostrar real e vulnerável, mas ao mesmo tempo tão potente.

João Luiz é potência, e eu já estou aguardando mais um livro <3


Título: Como essa calopsita veio parar no Brasil?

Autor: João Luiz Pedrosa

Páginas: 240

Ano: 2022

Editora: Harper Collins

0 comments