RESENHA | Quando ninguém está olhando, de Alyssa Cole

 

 Estava super ansiosa pra indicar esse livro pra vocês! Comecei a ler em 2021, logo quando lançou, porque recebi um exemplar da editora Intrínseca para fazer uma publi divulgando o lançamento. Minha primeira publi literária da vida!!! Reli no início de 2022, porque queria prestar atenção a outros detalhes e poder escrever uma resenha mais aprofundada. 

Em “Quando ninguém está olhando”, temos Sydney Green como protagonista. Ela é uma mulher negra, nascida e criada no Brooklyn, em Nova York, e que vê seu bairro mudando num piscar de olhos. À medida em que seus vizinhos vão sumindo, condomínios vão tomando o lugar das casas e para reafirmar a história do bairro, ela decide fazer um passeio guiado e contar a verdadeira história do local. Junto com ela, Theo, seu novo vizinho, passa a fazer a pesquisa também como assistente.

Ao longo da história e a cada descoberta de Sydney sobre o que vem acontecendo no Brooklyn, ela vai ficando mais paranoica e com medo. Talvez os vizinhos não tenham se mudado por livre e espontânea vontade e essa mudança de estrutura e vizinhança tenha questões mais perigosas do que Sydney imaginava. A obra traz um enredo com várias conspirações e é completamente surpreendente a forma que Alyssa Cole conduz essa leitura.

Abordando violência racial, desigualdades sociais e diversas outras questões, “Quando ninguém está olhando” vai trazendo elementos que transformam esses acontecimentos curiosos em um cenário de horror. Discutindo principalmente sobre a gentrificação de um bairro com grande parte da população sendo negra. Confesso que isso me fez refletir muito sobre os processos de gentrificação da minha própria cidade, Salvador, principalmente no antigo Centro Histórico, o Santo Antônio Além do Carmo.

Bom, “Quando ninguém está olhando” é um thriller que eu considero um pouco de terror psicológico. Foi impossível parar de ler uma vez que comecei, pois os acontecimentos simplesmente me deixavam curiosa para saber o que ia acontecer. Vez ou outra o leitor não sabia se a Sydney estava vendo coisas reais ou tendo alucinações provocadas pelo medo, pela paranoia. E pensando no racismo como um fenômeno social muito real, é realmente uma história completamente aterrorizante, porque quando fechamos as páginas do livro, sabemos que são coisas que acontecem e continuam acontecendo.

A autora foi completamente perspicaz na condução dessa obra. Ela tem uma escrita muito envolvente e consegue fazer mistério e surpreender. Alyssa Cole não é nada óbvia e isso foi o mais interessante de ver e acompanhar nesse livro. Indico a leitura fortemente, porém recomendo que pessoas negras, em especial, se preparem psicologicamente para embarcar nessa jornada, porque é um conteúdo que pode facilmente se tornar um gatilho.

Me apaixonei tanto pela autora que fiquei morrendo de vontade de ler mais obras dela. É simplesmente uma das histórias mais geniais que já li de ficção com temática sócio-racial.


Título: Quando ninguém está olhando

Autora: Alyssa Cole

Ano: 2021

Páginas: 400

Editora: Intrínseca


Gostou da resenha? Me siga no Instagram e no TikTok para receber mais dos meus conteúdos literários. Assista também as minhas resenhas no meu canal no YouTube.

Até a próxima resenha ;)

0 comments