RESENHA | Coraline, de Neil Gaiman

 

Foto: Arquivo Pessoal | @ashleymlia

 Coraline é um livro sobre medo e sobre quanta coragem é necessária para enfrentarmos certos medos. Uma das leituras mais extraordinárias que pude conhecer esse ano e já ganhou espaço entre os meus favoritos. Não só pelo universo fantástico e macabro criado por Neil Gaiman, mas também (e principalmente) pela capacidade de me fazer refletir sobre meus próprios medos.

Quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem.

A história mostra Coraline, uma criança que acabou de chegar com os pais em sua nova casa e decidiu explorá-la por não ter atenção dos pais. No tédio, ela contou todas as vinte janelas e catorze portas, o que a fez descobrir uma porta misteriosa na sala de casa. Ali ela encontrou outro mundo, um igualzinho ao dela, mas onde seus pais eram criaturas pálidas com botões negros no lugar dos olhos. Nesse mundo, Coraline tinha a atenção dos pais, que faziam suas comidas favoritas e brincavam com ela. A jovenzinha descobre que aquele lugar guarda perigos e mistérios e é então que essa aventura começa.

Eu já tinha assistido ao filme e me encantado com o enredo, mas o livro é infinitamente maior. Neil Gaiman escreve tão bem que eu seria capaz de ler até mesmo sua lista de compras. O livro é curtinho e suas 224 páginas são suficientes para fazer o leitor se encantar pelos personagens – principalmente o gato preto, que se parece muito com o meu Periperi – e sentir medo, apreensão e uma certa aflição pelo perigo que Coraline se encontrava.

Coraline é uma personagem muito excêntrica e extraordinária. Acho que me vi nela em muitos momentos da leitura, o que fez com que eu identificasse vários dos meus medos ali no que ela estava vivendo. O mais legal de tudo é o fato de o autor não afirmar se tudo aquilo estava, de fato, sendo vivido pela personagem, ou se foi tudo imaginação de Coraline. Deixar essa informação em aberto é o suficiente para que sejam criadas várias teorias e que a história permaneça viva mesmo depois que o livro acaba. As melhores são assim, né?

Recomendo a leitura para todo e qualquer ser humano. Coraline foi o primeiro romance jovem lançado por Neil Gaiman, mas que encantou muitos adultos. Depois dessa leitura, morri de vontade de ler as outras obras do autor. Foi nesse momento que entendi o porquê de ele ser tão amado por leitores ao redor do mundo. Fantástico!


– Gatos não têm nomes – disse.

– Não? – perguntou Coraline

– Não. – respondeu o gato. – Agora, vocês pessoas têm nomes. Isso é porque vocês não sabem quem vocês são. Nós sabemos quem somos, portanto, não precisamos de nomes.


Título: Coraline

Autor: Neil Gaiman

Ano: 2002

Editora: Intrínseca

Páginas: 224


Gostou da resenha? Me siga no Instagram e no TikTok para receber mais dos meus conteúdos literários. Assista também as minhas resenhas no meu canal no YouTube.

0 comments