RESENHA | A outra garota negra, de Zakiya Dalila Harris

 


Quem é preto já deve ter se visto em uma situação onde é o único negro do local. Seja no trabalho, em um restaurante “melhorzinho” ou qualquer outro espaço majoritariamente branco. O livro “A outra garota negra”, de Zakiya Dalila Harris, traz essa vivência a partir do ponto de vista da protagonista, Nella Rogers.

O livro é uma mistura de “Corra!” e “O Diabo Veste Prada”. “A outra garota negra” segue a protagonista Nella Rogers, que trabalha como assistente editorial da Wagner Books. Ela é a única garota negra da empresa e precisa lidar diariamente com a falta de diversidade no ambiente de trabalho e com as micro agressões de seus colegas brancos. Até que chega Hazel, uma outra garota negra, contratada pela editora. Nella acreditou que ambas seriam aliadas naquele espaço, mas percebe que rapidamente a colega se tornou muito influente, o que a fez se sentir de lado. Até que bilhetes misteriosos começam a aparecer para Nella, com um aviso: SAIA DA WAGNER BOOKS AGORA!

Trazendo um ‘quê’ de mistério, a obra faz com que seja praticamente impossível parar de ler. Quando comecei a leitura passei a ler mais de 80 páginas por dia – algo bem difícil pra mim nos últimos tempos – simplesmente porque a autora consegue conduzir a história de uma forma bem legal.

A autora toca em pontos muito importantes a serem discutidos, como a falta de diversidade no mercado editorial. Isso tanto na quantidade de pessoas negras que trabalham em grandes editoras e em cargos de liderança, mas também na quantidade de autores negros que conseguem espaço para suas obras nessas editoras. O acesso à leitura é escasso no país por conta do altíssimo preço dos livros no Brasil, isso por si só já torna o universo literário restrito apenas àqueles que têm poder aquisitivo, que conseguem separar, no mínimo, R$ 40 por mês para comprar um livro. É um mundo inacessível de todos os lados, tanto para quem consome, pra quem produz e pra quem edita, não há diversidade, e Zakiya acertou muito trazendo essa questão para ser discutida na literatura.

A autora traz também na história muito sobre racismo velado e micro violências. Toda pessoa negra já teve que lidar com essas questões no ambiente profissional – mesmo que não tenha percebido ou não queira admitir. Infelizmente é algo muito comum no Brasil e em outros países como os Estados Unidos. 

Apesar de trazer pautas super importantes de serem discutidas, a autora peca na hora de amarrar as pontas. O livro termina de forma confusa e praticamente sem uma conclusão, deixando o leitor sem saber o que acontece de fato. Gosto muito de autores que deixam o final do livro no ar, abrindo margem para diversas interpretações, mas se não for bem feito fica muito muito ruim, e infelizmente foi o que aconteceu com esse livro. Não consegui me conectar de fato com nenhuma das personagens, apenas senti a importância de debater esses assuntos. Fiquei frustrada, porque criei certa expectativa durante a leitura.

Mesmo ficando frustrada com o final, indico para todas e todos lerem o livro pela importância do debate.


Título: A outra garota negra

Autor(a): Zakiya Dalila Harris

Ano: 2021

Páginas: 384

Editora: Intrínseca 

0 comments