RESENHA | Heartstopper (vol. 1) – Dois garotos, um encontro, de Alice Oseman

 

Sim, hoje eu vim falar do queridinho do momento, a HQ com protagonismo LGBTQIA+ que inspirou a série da Netflix de mesmo nome. Heartstopper~olhinhos brilhando~ Essa foi uma das leituras mais encantadoras que já tive contato e me abriu ainda mais o coração para conhecer mais histórias em quadrinhos.

A história segue Charlie Spring e Nick Nelson, dois garotos que se conhecem na escola por sentarem juntos na aula e acabam virando melhores amigos. Charlie é um garoto inseguro e que já sofreu bullying por ter se assumido gay. Nick, por sua vez, é o garotinho padrão, popular e conhecido por ser um bom jogador de rúgbi. À medida em que a amizade vai se desenvolvendo, Charlie vai nutrindo sentimentos pelo amigo que ele achava ser hétero, enquanto Nick começa a sentir afeto pelo Charlie e passa a se questionar a própria sexualidade e se abre para a possibilidade de amar um outro garoto.

Heartstopper é uma leitura muito tranquila, fácil e rápida. O livro me provocou tantos sentimentos positivos que quase não senti o passar de páginas, só segui o ritmo embalada pelo romance totalmente genuíno entre Nick e Charlie. É uma história de dois garotos adolescentes se apaixonando, e isso é lindo. 

Obviamente a LGBTfobia existe e a autora não esconde isso em nenhum momento da história, contudo ela faz o que poucas produções com pessoas LGBTQIA+ fazem: mostram duas pessoas do mesmo sexo se amando e sendo felizes, sem uma grande tragédia para interromper aquele romance. A tragédia entre personagens LGBTQIA+ em produções culturais é bastante criticada, justamente porque muitas produções se apropriam das discussões da comunidade com o único intuito de ganhar esse público, mas quando vamos ver essas produções, percebemos que a presença de pessoas LGBTQIA+ é limitada a poucos momentos e são raras as cenas em que essas pessoas são mostradas em contextos humanizados e simplesmente sendo felizes amando. Heartstopper consegue nos entregar um romance água-com-açúcar sendo clichê e fugindo do clichê ao mesmo tempo.

Me apaixonei pela forma como a Alice Oseman desenvolveu os personagens e como ela consegue transmitir sentimentos através das suas ilustrações. Enquanto lia a HQ, senti meu coração acelerar e ficar quentinho de tanto que eu estava feliz lendo. Entrou na minha lista de livros/HQs favoritas, com certeza! E depois disso, inclusive, descobri que os protagonistas aparecem em outro romance da autora, “Um ano solitário”, que traz como protagonista a Tori, irmã do Charlie. Já é um livro que está na minha lista, pois quero muito ver a escrita da Alice em outro contexto também.

Eu só posso recomendar muito essa leitura pra vocês. Tenho certeza que não vão se arrepender!

Assistam abaixo a minha resenha da série da Netflix e comparações com o livro:


Título: Heartstopper (vol. 1) – Dois garotos, um encontro

Autora: Alice Oseman

Ano: 2021 / Páginas: 288

Editora: Seguinte


Gostou da resenha? Me siga no Instagram e no TikTok para receber mais dos meus conteúdos literários. Assista também as minhas resenhas no meu canal no YouTube.

0 comments